Encontro de Cultura e Educação recebe Feira de Cultura Indígena

Começa no próximo dia 14 o primeiro Encontro de Cultura e Educação de Campinas e Região, realizado e promovido pelo Ponto de Cultura NINA junto ao Sindicato dos Professores de Campinas e região – que este ano comemora 75 anos.

A programação irá até o 21 de maio e estão previstas oficinas, debates, vivências,  rodas de conversas, apresentações artísticas e, no encerramento, uma grande Feira de Cultura Indígena.

As atividades acontecerão na sede do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO), na Estação Cultura de Campinas e na Câmara Municipal de Campinas.

Com objetivo de proporcionar espaços de constrart feiraução, aprendizado, diálogos e valorização da arte e cultura dentro do ambiente escolar tendo como eixos principais a arte e as culturas tradicionais indígenas e de matriz africana dentro das escolas. O encontro irá reunir professores das redes de ensino público e privado, agentes culturais, arte educadores, gestores escolares, organizações culturais e estudantis, gestores públicos, sindicatos, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Secretarias de Cultura e Educação de Campinas e outros especialistas que tenham trabalhos de destaque nesse tema.

Esta parceria, entre SINPRO e Ponto de Cultura NINA, irá demonstrar como a Cultura qualifica a educação, a escola e pode ser mensurável. É preciso comprovar que estas políticas têm resultado no aprendizado. A integração dos movimentos de Educação Integral de todo País indica a importância da cultura na aprendizagem, na convivência escolar e para o projeto de currículo e de educação que queremos para o Brasil.

PROGRAMAÇÃO

14/05 – Sábado

Evento: Oficina – A Arte de Contar para Promover o Livro e Leitura

Proporcionada pela Cia Narradores Urbanos, esta será uma vivencia em forma de aula espetáculo onde serão apresentadas técnicas, conceitos e encantamentos sobre a arte de contar historias. Uma dinâmica que integra os saberes e fazeres da tradição oral e que pode ser utilizada com simplicidade em sala de aula  para a promoção do livro e da leitura – tendo em vista que a formação do leitor passa pela atividade inicial do escutar e do recontar.

Local: Sede do Sinpro Campinas – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades Campinas-SP – Tel. (19) 3256-5022

Horário: 9 às 12 horas

17/05 – Terça Feira

Evento: Cerimônia em Comemoração aos 75 anos do SINPRO – Diálogos sobre Cultura na Educação de Base – Mais Cultura nas Escolas

Uma noite para celebrar os 75 anos do SINPRO, tendo a história do Sindicado, a Cultura e Educação como temas para reflexões entremeadas de atividades artísticas e culturais. Essa é uma ação politica, pedagógica e cultural que visa dialogar com diversos agentes da cultura e educação, bem como: professores, arte educadores, orientadores pedagógicos, diretores de escola, gestores culturais, ativistas e representantes do poder público, que compõem estruturas e ações de cultura e educação na região de Campinas.

Local: Câmara Municipal de Campinas – Av. da Saudade, 1004 – Ponte Preta, Campinas – SP

Horário: 19h a 22h

19/05 – Quinta Feira

Evento: Exibição do filme e debate com Marcos Aguiar/ Programa Índios na Cidade

Local: Estação Cultura de Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro – Campinas-SP

21/05 – Sábado

Evento: Roda de Conversa “A Cultura Indígena e  Afro Brasileira nas Escolas  – Lei 10.639 e Lei 11.645”

Convidados: Alessandra Gama, do Ponto de Cultura Ibaô, Alê Ribeiro, da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Jaime Mayuruna, Tamikuã Txihi, índios Pataxó e Marcos Aguiar, da ONG Opção Brasil.

Local: sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades – Tel. (19) 3256-5022

Horário: 9 às 12 horas. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: sinprocampinas@sinprocampinas.org.br. Haverá entrega de certificado de participação.

21/05 – Sábado

Evento: Feira de Cultura Indígena

Com mais de 10 etnias representadas, a feira integra o Programa Índios na Cidade, da Opção Brasil, que se orienta pela contribuição com os povos e etnias que vivem no contexto urbano, para a geração de trabalho e renda, atuação em políticas públicas para esta parcela da população indígena, empoderamento, afirmação e valorização de sua cultura.

Esse será um dia para vivenciar com a família a cultura indígena, através da exposição e venda de artesanato, apresentações de canto e dança, sessão de contação de histórias, pintura corporal e rodas de conversa.

A gastronomia da feira ficará por conta de barracas que comercializarão iguarias, como sucos naturais, milho, tapioca eaçaí.

Local: Sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades

Horário: 10 às 20 horas

ind 4 ind 3 ind 2 ind 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*